sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cuidados no período chuvoso


O período chuvoso mal começou e com ele também os problemas. Alagamentos, deslizamentos, ameaças de enchentes e outros, já causaram transtornos e preocupações aos habitantes de diversas cidades do interior mineiro.
Para evitar maiores problemas nessa época, é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados.

NO TRÂNSITO:

Com a chegada do período chuvoso,voltam a se repetir as velhas cenas: ruas alagadas,buracos submersos nas águas pluviais, pistas escorregadias e o mais comum: motoristas empurrando os seus carros "no prego". As condições climáticas exercem uma forte influência na segurança do trânsito. Elas podem aumentar consideravelmente os riscos de acidentes. Por isso, os condutores devem ter todo o cuidado e dirigir com mais atenção ainda. O veículo, que rotineiramente deve passar pela revisão completa para evitar futuros problemas, não pode ser deixado de lado nessa época. Aqui, damos algumas dicas para você enfrentar o período chuvoso sem problemas.

1. Visibilidade

Externamente estará reduzida assim como internamente, também. Ocorre o fenômeno do embaçamento dos vidros. Esse é um dos motivos que torna o ar-condicionado um item de segurança, e não apenas de conforto. Com o ar-condicionado ligado, sua visibilidade estará menos prejudicada.

2. Distância

Guardando maior distância com o veículo da frente, além de melhorar as condições para uma freagem, você terá garantido melhores condições de agir preventivamente (maior visbilidade e espaço), podendo-se antecipar às ocorrências. Gerencie adequadamente a velocidade de seu veículo.

3. Cuidados com os buracos escondidos pela chuva.
Eles representam verdadeiras armadilhas para motoristas. As maiores vítimas são as rodas e a suspensão do carro. A melhor solução é manter os pneus bem calibrados e evitar frear quando cair nessas crateras. Se o carro cair em um buraco com as rodas travadas, o impacto da batida é bem maior. Seu veículo terá sérios danos.

4. Se o veículo estiver aquaplanando
Sob chuva, use marchas mais reduzidas para que o motor trabalhe com rotações um pouco mais elevadas e o motorista não precise acelerar tanto. O acúmulo de água sobre a pista é muito comum em dias chuvosos. Ao perceber uma área com essa característica, evite freadas ou mudanças bruscas. Se possível, reduza uma marcha, solte a embreagem e deixe o veículo passar já desacelerado. Só a ação do freio motor já é uma medida extremamente eficiente para essas situações, pois há um deslocamento do peso do carro para a frente, dificultando a perda de contato com o pavimento. É importante que o pneu do seu veículo esteja em condições.

5. Em caso de enchente
O recomendável é que o veículo seja abandonado assim que o nível da água atinja o batente inferior da porta. As situações mostram que o carro começa a boiar quando a água fica acima das rodas. O condutor não deve esperar que o nível da água alcance as janelas para abandonar o veículo. Nessas condições, as portas ficariam bloqueadas e o condutor certamente não conseguiria vencer a correnteza.
6. Redobrar a atenção
É fundamental redobrar a atenção em caso de chuva ou neblina. Se estiver na estrada e não se sentir seguro para continuar a viagem, o melhor é parar num posto e esperar o temporal passar para seguir viagem.

EM CASA OU NA RUA:

Cuidados com deslizamentos

Não faça movimento de terra no período chuvoso;
Fique atento ao surgimento de trincas no chão e nas paredes de sua casa;
Mantenha cisternas, caixas d'água e poços cobertos;
Mantenha calhas e telhados limpos;
Não plante árvores de grande porte e bananeiras em encostas;
Não jogue lixo em entulho em bocas de lobo;
Mantenha desobstruída a passagem de água da chuva, evitando infiltrações e erosões;
O lixo e o entulho jogados nas encostas são fontes de contaminação e provocam deslizamentos. Deposite o lixo em local adequado e preserve o meio ambiente;
Não faça muros de contenção em blocos;
Somente faça obras de engenharia com a orientação de um responsável técnico;
Direcione, separadamente, o esgoto e a água das chuvas para as redes públicas.

Cuidado com as inundações e com os alagamentos

Não construa moradias nas margens de cursos d'água;
Ao ouvir barulhos estranhos, afaste-se do local;
Em caso de súbita elevação das águas, seja solidário, comunique os vizinhos;
As águas das enchentes são violentas e podem estar contaminadas. Mesmo que você saiba nadar, não se arrisque em travessias ou brincadeiras;
Em dias de chuvas fortes, fique atento e vigilante ao nível das águas;
Retire o entulho de quintais, áreas, becos e ruas;
Não jogue lixo ou entulho nas bocas de lobo.


Fontes: Detran, acessa.com