quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Governador Anastasia fala sobre as ações do Governo de Minas no combate às drogas

No Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia fala de como o Governo de Minas está enfrentando o problema das drogas, que afeta não apenas o Estado, um problema social grave que afeta o Brasil e todo o mundo.
O governador destaca, dentre outras ações, o Programa Aliança pela Vida, criado pelo Governo do Estado no ano passado. “Trata-se de um programa abrangente, com várias ações que têm como objetivo reduzir o tráfico de drogas e, ao mesmo tempo e mais importante, dar acolhimento às famílias e às pessoas dependentes químicas”, ressalta.
Um dos projetos do Aliança Pela Vida é o SOS Drogas (155), que cresceu mais de seis vezes ao longo do último ano: foram 13 mil ligações de janeiro a julho, contra 83 mil de agosto a dezembro. Quem disca o número 155 tem informações sobre a localização e o acesso a serviços de assistência ao dependente químico. “Nós observamos que o número maior de telefonemas vem das famílias, das mães, pais, irmãos, maridos, esposas, ou seja, daquela pessoa que está próxima do dependente e sofre com ele também do problema”, afirma Anastasia.
Outro projeto é o Cartão Aliança Pela Vida, que dá auxílio financeiro às famílias que assumirem as despesas de tratamento de usuários de drogas, sobretudo o crack. O auxílio, de R$ 900, é liberado mensalmente, mediante atestado de frequência do dependente a uma entidade especializada e credenciada pelo Estado para o tratamento. “Nós estamos valorizando a família em relação a cada dependente químico que porventura exista naquele seio familiar”, conclui o governador.


Fonte: Agência Minas