sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Vai curtir o carnaval? Curta com prudência para não ser o último.


A festa mais popular do Brasil, é também a mais trágica.
Para se ter uma idéia, durante o carnaval de 2011, ocorreram mais de 3500 acidentes nas estradas do Brasil, mais de 200 mortes e cerca de 2000 pessoas ficaram feridas.
O DER faz várias campanhas antes e durante o carnaval para prevenção de acidentes. No entanto, depende de cada um seguir as orientações.

Outro grande problema nessa época do ano é o risco de contagio com DST's.
No carnaval, a ideia de “liberdade sexual”, o grande consumo de drogas e álcool e o clima de inconsequência pode iludir muitas pessoas ou privá-las de sua capacidade de julgamento. Com isso, elas podem se esquecer ou não se dar conta de riscos como a aids ou até mesmo ser incapazes de adotar medidas de prevenção, como o uso do preservativo. Afinal, uma pessoa embriagada irá se lembrar de usar camisinha se for fazer sexo?

Além disso há outros riscos, como outras DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) ou até mesmo a possibilidade de uma gravidez indesejada.

É necessário portanto conhecer os próprios limites, não exagerar e evitar comportamentos de risco para a aids e outras DSTs. Esses cuidados não devem ser ignorados ou “interrompidos” durante o carnaval – ao contrário, devem ser ainda mais rígidos e controlados.

Quer se divertir? Divirta-se, com prudência.
A falta dela, pode significar um ponto final para sua vida.