domingo, 1 de janeiro de 2012

Como iniciar 2012 sem endividar-se

Algumas pessoas começam e terminam o ano com muitas dívidas, enroladas com cartões de crédito e financiamentos que nunca terminam de serem pagos, e que vão só deixando cada vez mais endividado o titular do débito.
Para não começar o ano com muitas dívidas e não ter dinheiro para pagar as principais contas do início do ano, como matrícula da escola, IPTU, IPVA, material escolar e muitas outras dívidas que podem comprometer ainda mais o orçamento da família, tenha sempre em mente que o primeiro passo é o gasto consciente.
Primeiramente tente fazer as contas de quanto gastou por mês no ano anterior com contas mensais, como água, luz, compras de supermercado e outras e faça um relatório de todas as contas com financiamentos e prestações que deve pagar. Se for fazer alguma conta comprando algum bem, tenha certeza de que consegue pagar, e ainda entenda os juros e todas as taxas embutidas nos financiamentos antes de fechar o negócio. Tente uma alternativa na hora de comprar um bem, como poupar ou adquirir um consórcio, conseguindo assim boas taxas.
Tente deixar a família a par do orçamento familiar, peça opiniões e ajuda à esposa e filhos para que eles também ajudem no pagamento de contas e tentando economizar com compras desnecessárias.  Não use o cheque especial como complemento do salário, não ostente coisas que não consiga pagar, como um carro do ano, uma casa de praia ou outro que pese no orçamento e não tenha necessidade real na sua vida.
Para viver em paz com seu orçamento no ano que está começando, você deve ser o primeiro a saber o que pode ou não fazer para que seu dinheiro lhe renda prosperidade e bons momentos e não dor de cabeça e preocupação.



Fonte: quartouniversitario.com

Todas as notícias