terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Estado retoma normalidade após enfrentar período chuvoso mais intenso da história


Menos de um mês após enfrentar um dos períodos chuvosos mais intensos de todos os tempos, o Estado já retomou a normalidade nos municípios atingidos pelos temporais. As ações de resposta determinadas pelo Governo de Minas vêm permitindo a reconstrução de estruturas danificadas e asseguram a assistência necessária aos cidadãos que sofreram prejuízos.
O assunto foi discutido nesta segunda-feira (30), durante a sétima reunião quinzenal de avaliação do período chuvoso. O encontro, promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), ocorreu na sede do Comando Geral da Polícia Militar, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. “A integração entre os órgãos do Estado foi essencial para minimizar os danos causados pelas chuvas e, em um segundo momento, para garantir a reconstrução de localidades atingidas”, explicou  o diretor de Controle de Emergências da Cedec-MG, capitão BM Anderson Passos.
Segundo o superintendente técnico operacional da Defesa Civil Estadual, major PM Edylan Arruda, o envio de ajuda humanitária assegurou aos municípios o suporte necessário para atender a demandas emergenciais dos cidadãos. “Foram enviadas 52 equipes de apoio da Cedec para cidades de várias partes do Estado. A nossa parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) tem assegurado, ainda, a distribuição de alimentos aos municípios atingidos. A união de esforços entre órgãos públicos e a população vem sendo a principal marca da Defesa Civil Estadual neste período chuvoso”, disse Edylan Arruda.
No encontro realizado nesta segunda-feira, foram definidas, também, novas ações de resposta aos eventos adversos causados pelas chuvas. “Neste período de chuvas, o Corpo de Bombeiros já atendeu a 5.324 ocorrências, tanto em ações de salvamento quanto em medidas preventivas. Toda a corporação está à disposição do cidadão mineiro”, afirmou o tenente-coronel João Batista Sousa, do Batalhão Emergencial de Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros. O diretor de Apoio Operacional da PMMG, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, destacou a atuação da corporação nas cidades atingidas pelas chuvas. “A Polícia Militar está presente nos 853 municípios mineiros e em mais de 200 distritos. Nas situações em que a atuação dos nossos oficiais foi necessária, a resposta foi imediata, sempre com o intuito primordial de preservação da vida”, afirmou.
Ainda há previsão de chuvas para os próximos dias no Estado, porém, com menos intensidade do que foi registrado no início do mês, segundo o meteorologista do Instituto Minas Tempo, Ruibram dos Reis. “Entre o fim de 2011 e início de 2012, algumas regiões de Minas foram atingidas por volumes de precipitações sem precedentes. Para a próxima quinzena, a previsão é de pancadas de chuva apenas em pontos isolados”, analisou o meteorologista.

“À medida que o cidadão toma consciência sobre a percepção dos riscos, em casos de chuvas torrenciais, os danos vêm sendo minimizados. As ações preventivas foram muito importantes, mas, quando o volume de chuvas excedeu a todas as previsões, as respostas foram intensas e imediatas”, enalteceu o diretor de Planejamento Operacional da Cedec-MG, major PM Anderson de Oliveira.

Medidas preventivas

Desde o início do ano passado, o Governo de Minas vem realizando uma série de ações preparatórias para o enfrentamento ao período chuvoso, com foco nas medidas preventivas. A capacitação de agentes para atuação em situações de risco e treinamentos para criação de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec) nas cidades mineiras estão entre as principais providências tomadas pelo Estado.
Nos últimos oito anos, o número de Comdecs quase dobrou em Minas – saltando de 374, em 2004, para 696 atualmente. Apenas em 2011, o Governo de Minas estruturou a criação de 15 Comdecs. Além de oferecer a estrutura necessária para que todas as cidades mineiras criem coordenadorias locais, o governo oferece cursos de capacitação para agentes municipais e disponibiliza suporte técnico permanente a todas as Comdecs do Estado.
As ações do Estado também incluem a prorrogação de prazo para recolhimento do ICMS e a remissão do pagamento de IPVA, além de inúmeras facilidades para pagamento das contas de água e luz de moradores das cidades atingidas pelas chuvas. O Governo assegurou, ainda, a reconstrução de pelo menos 650 casas destruídas pelas enchentes, criou linhas de crédito especiais do BDMG para empresários e produtores rurais que sofreram prejuízos em decorrência dos temporais e decidiu adiantar os recursos do Piso Mineiro de Assistência Social aos municípios em situação de emergência.



Fonte: Ag. Minas

Todas as notícias