segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mais municípios com direito ao Bolsa família em MG

Subiu para 195 o número de municípios em Minas Gerais atingidos pelas chuvas e que têm direito ao pagamento antecipado do Bolsa Família. A partir da última sexta-feira (20), as famílias beneficiárias do programa nas cidades de Pintópolis, São Francisco de Paula, Pedra Azul, Bonito de Minas, Icaraí de Minas, Ponto Chique, Conceição do Mato Dentro, Barão do Monte Alto, Ubaí e Lassance já podem sacar o recurso em agência da Caixa Econômica Federal.

Com a antecipação, o objetivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é dar condições a essas famílias para comprar itens básicos para a sobrevivência. “As ações emergenciais de pagamento vão permitir que as pessoas garantam o básico para sobreviver”, afirma o coordenador-geral de Logística de Pagamentos de Benefícios do MDS, Gustavo Camilo.

Em Minas, as regiões mais prejudicadas são a metropolitana de Belo Horizonte, a Zona da Mata, a Leste e o Campo das Vertentes. De acordo com o superintendente operacional da Defesa Civil de Minas Gerais, major Edilan Arruda, o trabalho com as secretarias estaduais e municipais visa normalizar a situação e minimizar os impactos, mas a parceria da União é necessária. “É fundamental a participação do governo federal e é isto que caracteriza o sistema nacional de defesa civil: todos os órgãos municipais, estaduais e federais trabalhando para voltar à normalidade. E que as pessoas sejam beneficiadas pelos programas, para terem minimizado seu sofrimento.”

Na Região Sudeste, além de Minas Gerais, 14 municípios do Espírito Santo e 10 do Rio de Janeiro estão recebendo o pagamento antecipado do Bolsa Família. No Sul, a seca já causou prejuízos de mais de R$ 2 bilhões para o setor agrícola. No Rio Grande do Sul, o MDS antecipou o pagamento para 279 municípios.

O número de famílias com direito ao adiantamento do benefício soma 657 mil (veja tabela) em 498 municípios das regiões Sul e Sudeste. O valor dos recursos a serem liberados para os beneficiários do Bolsa Família supera R$ 75 milhões.

Para sacar o benefício, as famílias inscritas no programa devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal.

Quem perdeu os documentos nas enchentes deve entrar em contato com a prefeitura de sua cidade para a emissão da Declaração Especial de Pagamento. Ela permitirá o saque nas agências bancárias. Trata-se de um documento de caráter provisório, emitido em situação de emergência e com validade de um mês.


Fonte: JVA

Todas as notícias